Terapias Vitalistas

Está em Busca da Valorização Profissional?
24/04/2020

Terapias Vitalistas são terapias que fazem parte de um complexo de tratamentos alternativos que buscam cura para o corpo e a mente! Também em pesquisas sobre o temam você irá encontrar o termo Vitalismo.

Podemos citar entre elas a Acupuntura, Terapia Floral, Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa, Ayurveda, Antroposofia, entre outras. Entre as mais modernas que entram também com base nesta teoria,podemos incluir a Ozonioterapia e Laserterapia.

Segundo a Wikipédia

Vitalismo é a crença de que “os organismos vivos são fundamentalmente diferentes de entidades não-vivos, pois eles contêm algum elemento não-físico ou são regidos por princípios diferentes do que são coisas inanimadas”.

Onde vitalismo invoca explicitamente um princípio vital, esse elemento é muitas vezes referida como a “centelha vital”, “energia” ou ” élan vital “, que alguns equiparam com a alma .

Nos séculos 18 e 19 vitalismo foi discutido entre os biólogos , entre aqueles que sentiram que a mecânica conhecidas da física acabaria por explicar a diferença entre vida e não-vida e vitalistas que argumentou que os processos da vida não pode ser reduzida a um processo mecanicista .

Alguns biólogos vitalistas proposta hipóteses testáveis destinadas a mostrar insuficiências com explicações mecanicistas, mas estas experiências não conseguiu fornecer suporte para o vitalismo. Os biólogos agora consideram o vitalismo, nesse sentido, ter sido refutada por evidências empíricas , e, portanto, considerá-la como uma teoria científica obsoleta .

Vitalismo tem uma longa história na medicina filosofias: muitas curas tradicionais práticas postulou que doença resulta de algum desequilíbrio nas forças vitais.

Precisamos sempre entender que nossa imunidade por exemplo, está ligado a nossa energia vital. Quando mais energia vital, maior vitalidade.

PROPRIEDADES DA ENERGIA VITAL 

  • 1 – A força vital domina, regula e coordena o organismo humano.
  • 2 – É autocrática: rege-se por suas próprias leis, as biológicas.
  • 3 – É onipotente: soberana sobre a matéria, com capacidade de submeter as substâncias materiais às suas leis.
  • 4 – Tem uma identidade determinada.

Biogênese X Abiogênese

Segundo a Biogênese, a vida somente provém de outro organismo vivo. Enquanto para a Abiogênese, a vida pode surgir da matéria inanimada. Não é muito difícil de imaginar que a maioria dos vitalista eram defensores da Biogênese enquanto os Mecanicistas se entusiasmavam pela Abiogênese. Segundo os Vitalistas, apenas a “força vital” passada de pai para filho poderia dar origem a outra vida enquanto de os Mecanicistas acreditavam que as reações certas nos devidos locais poderiam produzir vida.

Sabemos atualmente que os vitalistas estavam certos na defesa da Biogênese, mas, contudo, errados na explicação do processo.

Vitalismo e o desequilíbrio das energias

Outras formas de explicar a saúde, como a medicina tradicional chinesa, ayurveda, homeopatia, antroposofia, florais e muitas outras, entendem essa relação e são chamadas de terapias vitalistas, pois partem do princípio de que há uma energia que circula por entre os seres vivos e que o acúmulo, a falta ou o desvio dessa energia é capaz de provocar transtornos orgânicos e vice versa.

 Para cada uma dessas formas de terapia, os medicamentos são próprios para a correção dos desequilíbrios orgânicos e os da individualidade. Por partirem de uma lógica inicial diferente, os medicamentos dessa estratégia terapêutica nem sempre são aceitos por aqueles que professam a predominância da materialidade. 

As terapias vitalistas Estão sendo muito estudadas e a existência milenar da ayurveda e da medicina tradicional chinesa e da duocentenária homeopatia dão suporte para sua eficácia e confiança.

Precisamos abrir nossas mentes para aceitar a possibilidade de explicarmos os fenômenos do corpo de outra forma que não apenas aquela que seja a mais aceita. Ao fazer uso dessas terapêuticas, procure Terapeutas habilidados e farmácias com credibilidade para a manipulação do seu medicamento. Converse com o seu farmacêutico.

Use e abuse dos benefícios de todas as terapias vitalistas.

Créditos do Texto para Vanderléia Boing Nienkotter Farmacêutica,FarmaCoach, Terapeuta e Apresentadora do Programa Saúde em Foco.

www.vanderleiaboing.com.br – (48) 99918-7863

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Este Conteúdo é Protegido !!
BeTheme WordPress Theme