Hábitos Angulares:Qual sua importância?

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Hábitos Angulares

ou Hábito Alavanca ou Hábitos Mestres

 

 Estudos americanos revelados no livro “O Poder do Hábito” afirmam que 40% de nossas decisões diárias são tomadas sem o mínimo raciocínio, ou seja, de forma automática.

Pensando assim, nem mesmo nos preocupamos em fazer a mudança efetiva de hábitos, porque não pensamos a respeito. Por isso resolvi hoje falar com você sobre Hábitos Angulares.

 

A Neurociência explica que os nossos hábitos são formados para que nosso cérebro “economize energia e esforço”.

Nossos hábitos são acionados por meio de uma destas 3 etapas: Estímulo, Rotina e Busca pela recompensa.

 Existem os chamados Hábitos Mestres – ou Hábitos Angulares ou Hábito Alavanca – que são capazes de desencadear uma série de reações no modo com que as pessoas organizam sua própria vida.

Um bom exemplo de um hábito mestre pessoal é o exercício físico. Quando começamos a nos exercitar regularmente, mudamos outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passamos a comer melhor e a levantar da cama mais cedo, por exemplo.

Assim, os Hábitos Angulares são pequenas ações capazes de transformar outros hábitos que ditam como as pessoas se estabelecem – e nem sempre esses hábitos parecem ou precisam estar relacionados.

 

Trata-se também de um hábito que você DECIDE adquirir e ele ativa sua mente para uma nova fase da vida, ALTERANDO OUTROS HÁBITOS.

 Precisamos aprender a disciplinar a nossa mente e só iremos conseguir isso com o autocontrole de nossos atos. Por isso precisamos ter controle e consciência sobre os nossos hábitos do dia a dia ou nossos Hábitos Angulares.

Quando queremos mudar uma  lista enorme de coisas a fazer em relação a alguma mudança de hábito (como emagrecer, parar de fumar, fazer atividade física, cuidar do visual, controlar as finanças pessoais etc), parece que o nosso cérebro entra em colapso e no final acaba abandonando  tudo. Por isso que existem muitos casos de insucesso, onde inúmeras pessoas quando tenta, na empolgação, elaborar planos complexos para resolverem tudo de uma vez, a maioria acaba não executando nada.

 

Uma pessoa descontrolada ou que quer mudar radicalmente seus hábitos entra em evidente desarmonia mental, o que, como sabemos, reflete em seu campo mental, corpo espiritual e corpo físico.

Normalmente, em nossa vida cotidiana, nossa mente está acostumada e condicionada a diversas práticas. Assim, não raras vezes, praticamos atos sem pensar a respeito, ou seja, muitos hábitos nossos estão no piloto automático, de forma condicionada.

 

 

É necessário deixar a mente alerta e

Exercitar o autocontrole.

Para que isso dê certo, precisamos de uma estratégia que acorde a nossa mente e traga os nossos comportamentos para o consciente.

Por isso, devemos estabelecer  “Hábito Angulares”, o qual funcionará como uma meta diária que devemos cumprir.

Esta proposta de mudança acionará sua mente para a importância de mudar, mantendo-a alerta, estimulando o raciocínio para outros hábitos que também buscamos alterar, facilitando nosso “autocontrole” e a chamada reforma íntima.

Isso referente à alimentação, à bebida, ao desequilíbrio emocional e todas as outras coisas  que possam afetar a nossa harmonia mental.

Precisamos pensar e controlar nossos impulsos.

Quando conseguimos ficar alertas para aquilo que queremos mudar e acionamos o “autocontrole”, resistindo ao antigo hábito, a sensação de vitória é maravilhosa.

Muitas vezes, um hábito modificado por si só não muda a vida das pessoas, como por exemplo uma caminhada no parque da cidade no fim de semana. Porem se esse novo hábito da caminhada, introduzido de forma mais intensa na vida, e com ele gerando novas pequenas mudanças na vida como os cuidados com a alimentação, a meditação, sono reparador, ou seja, gerando pequenos novos hábitos, certamente sim, a vida mudará e muito.

Cada vez que nos propomos a mudar hábitos, começamos a vibrar positivamente e ficarmos felizes pelas pequenas vitórias conquistadas. E com isso o nosso organismo responde com uma avalanche de dopamina, serotonina, adrenalina, e assim por diante. Com isso, aumenta cada vez mais o desejo de superar metas e desafios, pois seria como se o corpo se viciasse em ter as pequenas vitórias e buscar a celebração com o efeito dessa poção mágica em todo o nosso corpo. Acaba gerando um vício para o bem!

Então pense que a cada novo hábito modificado e você celebrando a conquista desta pequena vitória, você estará treinando o seu organismo a buscar grandes resultados.

 

E com nosso cliente como podemos trabalhar a questão de inserção de novos hábitos?

Através da tabela de mudança de hábitos por exemplo, explicando para ele o quanto é importante ele fazer uma mudança pequena, porem de forma consistente para ter bons resultados.

Como modificar ou criar novos Hábitos Angulares?

O primeiro passo para mudar um hábito,  é entender o que de fato aciona ou controla a sua rotina de vida e o seu comportamento habitual.

O simples fato de chegar em casa e colocar a bolsa ou as chaves todos os dias no mesmo lugar é um hábito. Passar todos os dias pelo mesmo trajeto para ir ao trabalho também. Assim como o hábito de assaltar a geladeira a noite, descontar muitas vezes suas decepções e frustrações na comida também é um hábito. O bom é que hábitos podem ser substituídos.

Para criar um novo hábito angular, é necessário encontrar uma forma de alterar este comportamento e então depois definir com clareza as recompensas.

Por exemplo, Ao invés de focar somente no aumento da quantidade de sua atividade física para perder peso,  estabeleça como meta também a a eliminação ou troca de algo em sua alimentação. Encontre então alguma rotina alternativa para fazer esta alteração de forma simples, sem sentimentos de dor ou sofrimento,  e entre em ação.

Atenção: Os hábitos são totalmente erradicados em nossa vida, eles são substituídos para serem enfraquecidos. Os hábitos são substituídos, lembre-se disso.

 

 Precisamos ensinar o nosso paciente a estabelecer o primeiro hábito angular  quando tem o seu primeiro contato  com você a respeito a de emagrecimento, por exemplo.

Precisamos deixar claro que se ele quer emagrecer 1 Kg ou 20 Kg, a regra aplicada será  a mesma. O diário alimentar é fundamental neste processo. Comece pedindo para ele  anotar tudo o que come. Somente isso, e simples assim…

Se te disser que já tentou  várias técnicas, programas de emagrecimento, dietas milagrosas etc, peça para que ele agora se dê uma chance para refletir sobre os seus hábitos angulares e os resultados que tem e terá em relação ao seu plano de emagrecimento. Simplesmente peça que ele anote tudo o que come. Que ele faça isso todos os dias, sem exceção.

Além do diário alimentar, você pode sugerir que ele use um bloco de notas, um caderno ou o seu celular. Anote em detalhes o que comeu, dia a dia. Não importa o lugar a ser utilizado para fazer estas anotações, mas sim, criar o novo hábito de anotar. Assim ele trará para consciência como está conduzindo o seu plano de emagrecimento.

Outras orientações para mudar seus Hábitos Angulares:

  1. Nossos hábitos são determinados pelas nossas escolhas

  2. As pessoas podem mudar suas crenças e com isso também mudar seus hábitos e comportamentos

  3. A rotina é muito importante em nossa vida, porem não pode ser massacrante e nem dolorida.

  4. A força de vontade é como um músculo. Você precisa exercitar para desenvolver.

  5. Falta de disciplina, procrastinação e falta de foco no resultado levam ao processo de sabotagem no desenvolvimento de novos hábitos.

  6. Tenha fé em você mesmo. Tenha fé no processo. A fé é um recurso que alavanca os hábitos e trás muitas transformações.

  7. Acredite na possibilidade de mudanças de hábitos e acredite na sua capacidade.

  8. Falhou hoje? Recomece. Tire um aprendizado deste fato.

 

Começe hoje mesmo as mudanças que você também deseja em sua vida!

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