Como o seu Relógio Biológico Pode te Ajudar Nas Atribuições do Dia-a-Dia

BIOIMPEDÂNCIA
15/09/2019
Engajamento E Adesão Ao Tratamento
11/11/2019

Você já percebeu que vivemos em função do relógio?

Então leia este POST até o final para entender o quanto ele se aplica para você. Que ele seja inspirador para que você invista mais no seu autoconhecimento e que ele possa impulsionar também a sua carreira.

Muitas vezes estamos aprisionados pelo tempo, ou algumas pessoas SE TORNARAM escravos do tempo, e ficam sem tempo para nada. Fá percebei isso ou tem a sensação que você vive assim??

E se você pudesse usar o relógio ao seu favor? Se você soubesse que horário do dia sua produtividade é maior, qual o seu horário ideal para dormir e acordar, comer, trabalhar, e assim se sentir mais disposto e feliz durante o dia? Isso te ajudaria?

Pois é! Esta ajuda pode vir a partir do entendimento do nosso relógio biológico. Um relógio que todos nós temos, ou um conjunto de relógios que determinam nossos resultados de vida e de saúde.

Já percebeu que muitas pessoas estão escravas de remédios para dormir, para acordar, para se manter disposta durante o dia, para ter paciência, para fazer as atividades que o chefe pede, para se sentir feliz, para ter concentração e memória? … e não que eu seja contra remédios, medicamentos, etc, muito pelo contrário, quando bem utilizados eles só colaboram. O problema é que muitas pessoas esquecem-se de olhar para dentro de si mesmas, se autoconhecer, e ver quais são os complementos que elas precisam após entender como seu corpo funciona.

É muito mais rápido recorrer aos medicamentos, fórmulas milagrosas, eu sei disso! …  mas no futuro, como será que estará aquele organismo, hora sendo estimulado e hora sendo sedado? E é isso que o estudo do seu relógio biológico pode te dar…

Mas vamos falar um pouco mais sobre o relógio biológico?

Segundo a WikipédiaRelógio biológico é a denominação dada a todo e quaisquer processos periódicos atrelados a um ser que vive ou a um grupo destes que, dotado de um período razoavelmente preciso, faz-se de forma bem sincronizada com um relógio físico tradicional.

Todos nós temos o nosso relógio biológico – cada pessoa tem seus ajustes peculiares, que vem de seu cronotipo.

Cronotipo, na linguagem científica é a sincronização dos ciclo fisiológico que duram 24 horas em média (Cada cronotipo pode ter suas variações), e é isso que explica também o porque algumas pessoas são mais ativas durante o dia e outras, à noite.

Atualmente, por causa das mudanças do mundo moderno, muitas pessoas tem contrariado o que seria o seu ritmo normal.

 A luz, tanto a natural quanto a artificial que entrou em nossas vidas em 1879, o norte-americano Thomas Edison transformava a invenção da lâmpada incancesdente em algo comercializável.  E hoje, não sabemos mais viver sem a luz em nossas vidas, sem aparelhos eletrônicos e sem esta exposição diária da luz artificial controlando todos os nossos ritmos biológicos.

A luz é, com toda certeza o sincronizador mais poderoso para a maioria dos seres vivos

A luz dispara para nossos nervos óticos uma mensagem elétrica que alcança o hipotálamo, no nosso cérebro. E é lá que está localizado nosso relógio biológico – e é ali que se tem o comando para a manutenção de nossos ritmos.

A luminosidade, tanto a natural quanto a artificial pode impedir ou acelerar vários processos biológicos, hormonais, fisiológicos – por isso que muitas pessoas tem seu relógio biológico alterado quando estão trabalhando em horário diferente do seu cronotipo, quando fazem uso de alimentos que não são os apropriados para seu cronotipo, ingestão de álcool, horário inadequado de dormir e acordar … e por aí vai. Existem muitos fatores que são estudados quando estamos fazendo uma análise do cronotipo de cada pessoa. Até a nossa temperatura corporal interfere em nosso ritmo biológico, para a surpresa muitas vezes das pessoas que não sabem viver sem ar condicionado.

É muito comum o aumento de produtividade, de energia, de disposição e té mesmo aumento de nível de satisfação com a vida  quando a pessoa começa a respeitar o seu ritmo biológico. Quando ela começa a utilizar o poder do QUANDO fazer e somente o COMO fazer …

E  o que acontece quando existe a falta de Ritmo? A doença!

Por isso que é tão importante estarmos atentos ao nosso ritmo.

Uma sugestão que posso fazer neste momento para que você comece a identificar seu cronotipo, ou seu relógio biológico é você observar atentamente, por pelo menos uma semana, como você se alimenta desde os tipos de alimentos do café da manhã até o lanchinho da noite. Verifique o seu nível de energia, qualidade do sono, e experimentar fazer diferente para ver como seu organismo se comporta.

Nos meus atendimentos eu aplico uma metodologia científica que classifica as pessoas em 4 cronotipos, mas você pode fazer sua análise com base nas classificações matutina, noturna e a intermediária.

Esta pequena auto observação irá já te trazer grandes insigts e te proporcionará fazer alguns ajustes.

Um dos objetivos da Cronobiologia, ou de observação do relógio biológico é explicar através dos estudos dos ritmos o desempenho humano, orientando as empresas no sentido de aproveitar os picos de disposição dos funcionários e ajustar a produção. Algumas empresas também alteram intervalos de almoço de seus colaboradores e mudam as escalas de trabalho conforme os estudos das análises que faço nas consultorias. Analisar a individualidade pode fazer toda a diferença em todo o processo. E em um mundo extremamente competitivo, fazer mais sempre é uma necessidade!

Descobriu-se também que muitos medicamentos tem seu efeito diferente durante  o dia. Não somente em relação ao efeito esperado mas também em relação com efeitos colaterais mais intensos em determinadas pessoas. Como já citado acima, nosso relógio biológico interno comanda a produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores, e isso pode interferir no efeito esperado do medicamento, quando prescrito de forma aleatória, sem levar em consideração o ritmo individual de cada pessoa. Então, os cientistas e os estudiosos do caso afirmam que existe a dose certa, individualizada, mas também existe o momento certo para que ela seja administrada.

Os estudos da Cronobiologia, do ritmo circadiano, é ainda recente demais para que todas as teorias sejam aceitas sem discussão alguma, e nem é meu intuito fazer com que você aceita também sem discussão.

Minha intenção aqui passar aqui um tema que tenho estudado ao longo dos quase dois últimos anos, quando eu iniciei os meus estudos sobre Longevidade e Epigenética e comecei também a aplicar os testes de perfil cronobiologico para meus pacientes e nas consultorias individuais e de empresas.

Meus resultados sempre foram acima da expectativa que eu gerava. Tratar as pessoas na sua individualidade é fantástico.

E estudos do relógio biológico, ciclo circadiano, cronotipagem (que é o teste que eu aplico), pode ser empregado em diversas áreas, tanto para nosso autocuidado, atendimentos de clientes, aplicado nas empresas para ajustes de escala, de funções de tarefas (alinhado com outros testes), quanto também para ajustes de adesão ao tratamento, para escalas de administração de medicamentos de pacientes polimendicados, prescrição personalizada, para nutricionistas decidirem suas dietas conforme o cronotipo, Educadores físicos que podem ajustar a prática física para melhorar performance, etc.

Nas empresas, podemos descobrir a melhor hora de realizar suas atividade burocrática ou de relacionamento, para vender, para comprar com qualidade de fornecedores, melhor hora para fazer braisntorming, etc.

Espero que eu tenha despertado em você a curiosidade para descobrir o seu cronotipo, fazer os cronoajustes necessários e viver  em alta performance.

Seja cientista, seja curioso!!

Experimente! Vale a pena!

Quer fazer a sua avaliação? Entre em contato!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Este Conteúdo é Protegido !!
BeTheme WordPress Theme