Como o Farmacêutico Pode Ajudar o Paciente Tabagista

Os Laços de Conscientização Sobre os Cuidados Com a Saúde
30/06/2019
Diabetes Mellitus e suas complicações no processo de cicatrização.
11/09/2019

Como o Farmacêutico Pode Ajudar o Paciente Tabagista

Parar de fumar realmente é um grande desafio para as pessoas de modo em geral.

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer – estima-se que cerca de 200 mil pessoas morrem por ano por consequência do tabagismo, sendo destes, 85% das mortes relacionadas a doenças pulmorares obstrutivas crônicas. Um dado realmente alarmante.

Também é dado do INCA, que fumantes adoecem com uma frequencia duas vezes maior que as pessoas não fumantes. Tem também menor resistência física, menos fôlego e pior desempenho sexual e esportivo. Acabam envelhecendo precocemente e ficam com aspectos físicos menos atraentes pois os dentes costumam ficar amarelados, a pele mais ressecada e envelhecida com cheiro característico do cigarro e também cabelos sem brilho.

Assim como o álcool, o cigarro é ainda um “vício aceitável”, apresar de que com o passar dos anos, duras leis e restrições de espaço para uso vem sendo aplicadas. Tanto o álcool quanto o cigarro tem riscos a saúde e podem abalar outras áreas da vida, como relacionamentos e até mesmo influenciar a prosperidade profissional.

Como nós como Farmacêuticos podemos ajudar ?

Aconselhamento comportamental,
Terapia de reposição de nicotina
Fitoterapia
Suplementação, são os aspectos mais comuns atualmente relatados nas literaturas. Porem precisamos ir um pouco mais alem…

Nós, com uma metodologia específica, podemos ajudar o Paciente Tabagista  a…

# Controlar suas Emoções – pensamentos –sentimentos para que momentos de recaída ele tenha forças o suficiente para entender o momento atual e não deixar se mover pelo vício.
# Desenvolver ações estratégicas para que ele tenha em mãos um passo a passo sobre o que fazer dia após dia, desde o início de seu tratamento.
# Preparar para soluções mediante  problemas pessoais do dia a dia, pois ao entender sua rotina, podemos ter a ferramenta certa para que ele use e enfrente as adversidades que antes ele descontava no cigarro.
# Estimular habilidades para resistir as tentações.
# Aumentar seu autoconhecimento, pois quando ele entende seus comportamentos, ele vira também um estrategista de sua vida.
# Prepará-lo para prever recaída, pois elas irão acontecer, e neste momento ele tem que saber como “negociar” com as tentações e não “ceder” as tentações.
# Prepará-lo para lidar com o stress do dia a dia, pois este é o principal fator que muitos relatam como gatilho maior para fumar.
# Identificar gatilhos que o levam a fumar e também entender o lugar o cigarro ocupa na vida da pessoa, achando os pontos de contato para fortalecer sua jornada
# Você pode também identificar as crenças distorcidas de capacidadeque ele relata em eliminar vícios. Pois tudo primeiro se cria em nosso pensamento, e com a estratégia certa, isso pode ser revertido.

Sabendo disso tudo, o farmacêutico tem que estar preparado para a abordagem do paciente que deseja parar de fumar e até mesmo saber conversar com aquele que ainda não deseja parar de fumar neste momento. Precisamos exercer nosso papel de educadores em saúde e passar orientações de forma a não invadir o livre arbítreo do nosso paciente, mas ao mesmo tempo, conscientizá-lo dos riscos de sua escolha. Precisamos achar uma forma amígável para fazer com que este paciente tome consciência do desejo da mudança. Nada pode ser imposto, tudo tem que ser feito de forma para gerar conscientização.

Abordagem do Fumante que Não Deseja Parar de Fumar:

Alguns pacientes não desejam parar de fumar por várias razões. Pode ser por desconhecimento dos malefícios do tabagismo, crenças e receio quanto ao processo de cessação, insegurança, medo de não conseguir ou, simplesmente, porque realmente não têm interesse.

Nesse caso, é importante que o profissional da saúde estimule o paciente a pensar em parar de fumar durante as consultas de rotina ou visitas na farmácia. Mas faça isso de forma amigável para não intimidar seu cliente.

Existem atualmente vários cursos que ensinam terapias de tratamento para parar de fumar que vão desde os substitutos da nicotina como as gomas e os adesivos e também fitoterápicos, nutracêuticos e outros medicamentos com essa finalidade. Alguns medicamentos são de prescrição médica, porem é imprescindível que o farmacêutico entenda os mecanismos de atuação para um acompanhamento adequado.

Pesquisando no mercado, não encontrei estratégias que vão muito alem disso, ou de estratégias motivacionais. E eu acredito que motivação, força de vontade é esgotável e é como um bronzeado, que acaba rapidamente se você parar de se expor ao sol. Pouco vi no mercado sobre pessoas ensinando como que o Farmacêutico pode ser estrategista no acompanhamento de seus pacientes tabagistas. Existem sim muitos cursos com receits pronta, sobre o que fazer no primeiro, segundo, quinto, atendimento. Calculando doses, efeitos da farmacoterapia, etc. Porem pouquíssimos colegas falam sobre como tratar o ser humano que desenvolveu um vício, e que muitas vezes permanece refugiado nele…

Desde 2007 eu tenho prontuários de acompanhamento de pacientes que desejavam parar de fumar, alguns pararam com mais facilidade e outros nem tanto… e olhe que nesta época, pouco se falava em cuidados farmacêuticos, consulta farmacêutica, etc, porem eu já tinha, na farmácia que eu tive até 2009, meu espaço de atendimento e nele fazia todo este acompanhamento, alem de outros serviços.

Reli cada atendimento e no ano passado voltei a fazer atendimentos com protocolos específicos porem com ferramentas que eu desenvolvi no FarmaCoach. E é esta a propósta que venho te fazer agora!

Se você deseja fazer este trabalho em sua farmácia ou consultório, e quer conhecer melhor como CUIDAR de PESSOAS que estão em busca de novas OPORTUNIDADES de se livrar de VÍCIOS, vamos iniciar dia 09/07/19 o treinamento – Estratégias de coaching no acompanhamento de pacientes que desejam parar de fumar – Primeira Turma!

Te convido a fazer parte desta turma, onde já liberei o acesso a algumas aulas gravadas e vários colegas estão fazendo excelentes comentários sobre o conteúdo.

Quer fazer parte desta jornada? Serão mais de 30 horas de atividades e conteúdo, com certificado, e vários insigts sobre este acompanhamento de forma que talvês você ainda não tenha observado como poderia ajudar seu paciente.

Quer saber mais? Entre em contato via WhatsApp (48) 999187863 ou por email: contato@vanderleiaboing.com.br

1 Comentário

  1. Maria José López disse:

    Bom dia, com a correria do dia-a-dia acabei perdendo esse curso, mas gostaria de ser informada quando for ministrado, em outra oportunidade
    Desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Este Conteúdo é Protegido !!
BeTheme WordPress Theme