BIOIMPEDÂNCIA

Fisoterapia pélvica
11/09/2019
Como o seu Relógio Biológico Pode te Ajudar Nas Atribuições do Dia-a-Dia
07/11/2019

 Bioimpedância – O que é? 

É o nome dado ao exame que avalia com alta precisão a composição corporal, como a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo.

Segundo o Concenço Latino Americano de Obesidade, a bioimpedância é um dos exames mais precisos para avaliação da composição do corpo humano.

A tradicional verificação do IMC – Índice de Massa Corporal tem uma série de limitações. Ela não distuingue, por exemplo o que é massa gorda e massa magra na composição do peso do indivíduo.

O uso da balança de bioimpedância é muito prático e muito rápido para ser realizado. Leva apenas um minuto para você ter em mãos  todos os  seus resultados.

Os aparelhos de bioimpedância conseguem avaliar a  porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo porque uma corrente elétrica passa pelo corpo através de placas de metal.

Ο que é o exame de bioimpedância?

Não é um procedimento que serve de certificação de parâmetos para as doenças ou fatores graves em relação ao seu corpo, muito pelo contrário.

Servem como um sinal de  alerta de que precisamos ter um novo olhar sobre nós.

Este exame  é  muito comum entre esportistas e atletas que necessitam de uma maior precisão sobre a composição de seu corpo. Médicos endocrinologistas, geriatras e demais profissionais  que fazem tratamentos relacionados a obesidade, como farmacêuticos, nutricionistas, e personal treiner também utilizam ou solicitam com grande frequência esse exame.

Tipo de aparelho que eu utilizo: A Bioimpedância Tetrapolar – Marca Omron

 

Por que este exame é tão interessante? 

Através de um exame de bioimpedância você poderá obter dados específicos sobre a sua evolução corporal periodicamente.

É  feito para analisar a composição corporal de uma pessoa com o objetivo também de monitoramento e acompanhamento de resultados.

Alguns profissionais sugerem que ele seja realizado pelo menos uma vez ao ano, como é o caso de acompanhamento de pessoas que estão em processo de emagrecimento, idosos para prevenção da perda de massa muscular, mulheres que entram na menopausa, etc. Outros já sugerem a cada quinze dias nos casos de um acompanhamento com maior intensidade de monitoramento, como o emagrecimento.

Guarde  sempre todos os resultados e compare-os. São informações riquíssimas sobre o seu corpo.

Procure compartilhe os resultados  deste exame não só com seu médico, mas também com  toda a equipe multidisciplinar que possa te acomapanhar, como o seu  Personal Treiner, seu educador físico, farmacêutico, fisioterapeuta, nutricionista, etc.

Ao fazer este compartilhamento você gera a possibilidade de um planejamento de atividades personalizada, que é o ideal para você, de acordo como o seu perfil biológico e comportamental e seu objetivo.

Para quem a avaliação de bioimpedância é recomendada?

  • Para pessoas que estão fazendo dietas e desejam perder ou ganhar peso para diversas finalidades.

  • Para quem esta iniciando um algum programa de atividades físicas ou que  querem monitorar o aumento da massa muscular.

  • Mulheres que estão entrando na menopausa e precisam verificar perda de massa muscular e aumento do percentual de gordura

  • Para quem esta iniciando uma reeducação alimentar podem contar com um melhor suporte sobre a evolução de massa magra e percentual de gordura corporal.

  • Avaliar a idade corporal com base nos parâmetros avaliados durante o exame.

  • Para pessoas que estão preocupadas com sua estética, saúde e bem estar de modo em geral.

O que a Bioimpedância calcula:

Peso

Porcentagem  de músculo esquelético

Porcentagem de gordura corporal

Água corporal total

Gordura Visceral

IMC

 Relação cintura-quadril

Taxa de metabolismo basal

Algumas recomendações antes de realizar sua avaliação:

Este exame faz uma análise que envolve a composição corporal individual e que podem estar sujeitas condições do paciente, atividades realizadas antes da verificação e também do ambiente onde o teste é realizado.

Precisamos antes de realizá-lo seguir algumas instruções para que o resultado seja de maior precisão:

1. Informar o horário da última refeição – O ideal é fazer sua última refeição de 2 a 4 horas  antes da avaliação.  Evitar também o consumo de bebidas alcoólicas, doces, bebidas com cafeína na composição (café, chá mate, red Bull, guaraná, refrigerantes) 48 a 24 horas antes do procedimento.

2. Manter sua hidratação por 3 dias, de no mínimo 2 litros antes da data da avaliação. Pessoas com corpos desidratados demonstram ter menos massa magra, logo, aparentando maior volume de gordura, se comparado aos corpos hidratados.

3- Esvaziar completamente a bexiga antes do teste –  volumes de urina e fezes são adicionados ao peso e podem induzir a erros no resultados. 30 minutos antes da avaliação o ideal é realizar o esvaziamento da bexiga.

4. Não fazer exercícios antes do teste – movimentos vigorosos podem causar alterações temporárias na composição corporal. Aguarde pelo menos uma hora para realizar o teste após o término da atividade física. Caso tenha realizado exercícios de alto impacto, aumentar o intervalo para 4 horas.

5. Permanecer em repouso por cerca de 5 a 10 minutos antes da avaliação –  Este é  um fator muito importante para observarmos, pois o corpo tem uma tendência de mover a água corporal  para as extremidades inferiores do corpo tão logo a pessoa se coloque em pé.

6. Não conduzir o teste após o banho ou sauna – A transpiração causa mudanças  na composição corporal. Aguardar uma hora no mínimo entre a saída do banho e de preferência 12 horas de intervalo após a sauna para realizar o exame.

7. Não devemos realizar medições durante o período menstrual – algumas mulheres tem aumento na água corporal durante o ciclo menstrual. Se estiver menstruada, informar antes do teste ou solicitar nova data para realização para o avaliador.

8. Realizar exame em ambiente com temperatura entre 20 e 25ºC – para que alterações de temperatura fora do normal não afete os reultados. A composição corporal é muito  susceptível a mudanças em climas quentes ou frios.

9- Retirar se possível todos os objetos metálicos do corpo. Retirar jóias, anéis, pulseiras, relógios, correntes, etc.

10- Gestantes e portadores de marca-passo não devem fazer o teste.

11-  No caso prótese de silicone, é necessário informar ao profissional que está realizando a informação para que ele desconte o peso da mesma  do seu peso.

12- É importante também informar se utiliza medicamentos, chás e  alimentos DIURÉTICOS pois eles podem  reduzir o percentual de água que conduzirá a eletricidade durante o exame. Se possível suspenda o uso nas 24 horas que atencedem a avaliação.

13- Caso faça a utilização de outros medicamentos, informe também.

14- Não utilize creme nas mãos e nos pés no momento da medição.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato e agende a sua avaliação.

Em meu atendimento eu lhe forneço os dados compartivos de sua evolução corporal através de metodologia específica, com relatórios que comprovam seus resultados.

Contato:
Vanderleia Boing Nienkotter
Farmacêutica  
CRF – 3664
48 999187863

Veja abaixo um exemplo de acompanhamento de resultados com o uso da Balança de Bioimpedância:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Este Conteúdo é Protegido !!
BeTheme WordPress Theme